O que é Pix? Para que serve e como usar?

Você sabe o que é Pix? Trata-se de um sistema de pagamento lançado em novembro de 2020 que visa simplificar e agilizar as transações financeiras no Brasil. Com esse novo sistema, será possível diminuir os custos dessas transações para os clientes. Dessa forma, aumentará a concorrência entre as instituições financeiras.

Se você ainda não usa o Pix, ou se já está utilizando e ainda não sabe bem como funciona, continue a leitura e saiba tudo sobre esse novo sistema!

Entenda o que é Pix e como funciona esse sistema de pagamento

O Pix permite que todas as transações eletrônicas sejam efetivadas em tempo real. Em outras palavras, o sistema funcionará 24 horas, sete dias por semana, inclusive nos domingos e feriados.

Mesmo entre diferentes bancos, o Pix possibilita a conclusão das transações em até 10 segundos em média depois do comando do usuário. Até então, essa facilidade só existia se fizéssemos as transferências para contas de uma mesma instituição financeira.

Quem pode utilizar o Pix?

Pessoas físicas, empresas e entes do governos podem utilizar o sistema para realizarem transferências entre si. Inclusive, em alguns estabelecimentos comerciais, essas transações já estão substituindo o uso de cartões de débito e crédito.

A única condição necessária para utilizar o Pix é que ambas as partes – quem transfere e quem irá receber o dinheiro – tenham conta em uma instituição financeira. Além disso, e essa conta não precisa ser uma conta corrente necessariamente.

Para utilizar o sistema, é preciso cadastrar uma chave, a qual possibilitará identificar o usuário que realiza a transação. Essa chave pode ser o e-mail do usuário, o CPF ou CNPJ, o número de celular, e assim por diante. Além disso, dá para utilizar QR Codes, que podem ser estáticos (um código para várias transações) ou dinâmicos (uma transação por código).

Chave Pix

Cada pessoa física pode ter até cinco chaves distintas. Já para empresas, há permissão de até 20 opções de chaves.

Outro ponto importante é que essa chave é única e exclusiva de cada instituição financeira. Ou seja, se você utilizar o seu CPF como chave em um banco, não poderá fazer isso em outro. Caso precise cadastrar essa chave em mais de uma instituição, terá que utilizar outros códigos, como e-mail ou celular, por exemplo.

Clique abaixo, e saiba mais sobre outras facilidades do Pix!

Pix Saque e Pix Troco: conheça as novas funcionalidades do Pix – blog da LadyBank

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin