Como funciona o Pix Saque?

Desde 29 de novembro de 2021, duas novas funcionalidades do Pix estão à disposição dos usuários: o Pix Saque e o Pix Troco.

Ambos os serviços facilitaram bastante a vida dos usuários, pois tornaram mais práticas algumas transações financeiras. A seguir, entenda como funciona o Pix Saque!

Pix Saque: como utilizar?

Como o próprio nome sugere, o Pix Saque serve para que o usuário possa retirar dinheiro em espécie. Basicamente, é como se o estabelecimento comercial (seja ele uma loja, uma farmácia, ou um supermercado, por exemplo) funcionasse como uma espécie de caixa eletrônico.

Se o estabelecimento aderir ao Pix Saque, vai permitir que qualquer pessoa que utilize esse meio de transferência possa sacar nas suas dependências, mesmo sem ser cliente. Ou seja, não é preciso fazer nenhuma compra no estabelecimento para poder sacar o dinheiro.

Funcionamento

Para retirar dinheiro com o Pix Saque, não é preciso utilizar o cartão do banco, pois os estabelecimentos terão um equipamento com QR Code. Dessa forma, o usuário só precisará apontar o celular para o equipamento para a leitura do código. Logo após, em até 10 segundos, a transferência feita via Pix já pode ser identificada na conta do estabelecimento, e o usuário já consegue retirar o montante que transferiu.

Em relação aos limites de saque, o Banco Central confirmou que será de R$ 500 durante o dia e R$ 100 à noite. O consumidor, seja pessoa física ou empresa, poderá realizar até 8 Pix Saque por mês sem custo. A partir da 9° transação, fica a critério da instituição financeira cobrar ou não alguma taxa. No entanto, o estabelecimento que faz a transação não pode tarifa-la, pois só quem pode fazer essa cobrança são os bancos.

Onde eu posso utilizar o Pix Saque?

Para que possa oferecer o serviço, o estabelecimento precisa solicitar o cadastramento ao Banco Central. Mas atenção: nem todo o local que tem Pix será obrigado a oferecer o serviço de saque. O empreendedor é livre para disponibilizar ou não esse serviço, de acordo com a sua conveniência.

Você já utilizou esse serviço? Tem alguma dúvida a respeito? Deixe seus comentários, que a LadyBank responde!

Leia também: Como funciona o Pix Troco? (ladybank.com.br)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin