Open Banking: o que você precisa saber a respeito

O Open Banking veio para revolucionar o sistema financeiro, pois oferece aos usuários controle total sobre as suas informações.

A implantação desse sistema iniciou em fevereiro de 2021, e contempla quatro etapas distintas. A última etapa está prevista para 15 de dezembro de 2021 e será a fase mais extensa do projeto, pois deve durar praticamente todo o ano de 2022.

Mas o que é de fato o Open Banking? Que novidades e benefícios para os usuários esse sistema trará? Continue a leitura e saiba mais a respeito desse sistema!

O que é o Open Banking?

O Open Banking é um sistema que permite o compartilhamento de informações entre as instituições financeiras sobre produtos e clientes. Para que possam fazer isso, essas instituições estão trabalhando no sentido de integrar seus sistemas, a fim de que essas informações transitem de maneira segura nas redes.

Qual a importância do compartilhamento de informações?

A princípio, isso pode soar estranho, não é mesmo? Afinal, por que você deveria compartilhar as suas informações entre os bancos? O que teria a ganhar? Será que isso é seguro?

Antes do Open Banking, as informações cadastrais e financeiras do cliente não pertenciam a ele próprio, mas sim ao banco no qual ele tinha conta. Dessa forma, somente esse banco conhecia o seu histórico no mercado financeiro.

Com o compartilhamento desses dados, eles passam a pertencer ao cliente, e não mais às instituições financeiras. Ou seja, o Open Banking permite que o cliente compartilhe os seus dados quando e com quem desejar, de acordo com a sua conveniência.

Um exemplo ajuda a entender melhor o quanto é importante ter autonomia sobre as próprias informações. Digamos que você concentre toda a sua movimentação financeira com um banco. Ou seja, você recebe o salário, utiliza o App do banco para pagar as suas contas e tem seguros e investimentos nesse banco.

Agora imagine que você precisou de um crédito, para trocar de carro ou fazer uma viagem, por exemplo. Nessa situação, provavelmente você ficará na dependência exclusiva do seu banco para a aprovação do crédito. Isso porque os outros bancos não têm acesso aos seus dados. Dessa forma, não conseguem saber se você é ou não uma boa pagadora.

Em outras palavras, ao não compartilhar as suas informações com outras instituições, você fica refém de uma só. Logo, poderá perder oportunidades financeiras melhores. O exemplo que citamos se refere a crédito, mas pode ser aplicado a investimentos, seguros e diversos outros produtos e serviços financeiros.

Como funcionará o compartilhamento de informações?

Antes de mais nada, é importante saber que as suas informações somente serão compartilhadas entre os bancos se você autorizar.

Essa autorização será válida por 12 meses. Ou seja, depois desse prazo, você terá que renovar a autorização para que os bancos possam continuar tendo acesso aos seus dados. Da mesma forma, você pode cancelar uma autorização concedida a qualquer tempo, sem precisar justificar por que decidiu fazer isso.

Outro ponto a saber é que somente instituições autorizadas pelo Banco Central é que poderão participar do ecossistema do Open Banking. Nesse sentido, o BC prevê que haverá participantes obrigatórios e voluntários. Porém, dependendo do porte e serviço que o banco oferece, deverá aderir obrigatoriamente ao sistema.

Fases de implementação do Open Banking

A primeira fase de implementação do sistema ocorreu em fevereiro de 2021. Na ocasião, as instituições financeiras compartilharam entre si informações sobre os seus produtos e taxas praticadas. Nessa fase, não houve compartilhamento de dados dos clientes.

A segunda fase aconteceu em agosto, e autorizou os bancos a compartilharem entre si as informações sobre os clientes.

A terceira fase iniciou em 29 de outubro, e nela já começaram as transações de pagamentos e transferências (como o Pix, por exemplo) e o compartilhamento do histórico de crédito dos clientes.

Por fim, a fase final está prevista para iniciar em 15 de dezembro de 2021. Nela, poderão ser compartilhadas informações sobre todas as outras transações financeiras, como investimentos, câmbio, previdência privada, e assim por diante.

Open Banking e Open Finance: qual a diferença?

Na verdade, Open Banking e Open Finance são sinônimos, pois um é a evolução do outro.

O Open Finance é a expansão do Open Banking. Isso porque, a partir da última fase de implantação, além dos grandes bancos e fintechs, os dados também serão compartilhados entre plataformas de investimentos, corretoras de seguros, fundos de pensão e fundos de previdência.

A LadyBank está entre as instituições que fazem parte do Open Banking. Clique aqui para abrir a sua conta e fazer parte do primeiro banco digital de mulheres para mulheres!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin