3 de novembro: Dia da instituição do direito ao voto feminino no Brasil

3 de novembro representa o dia da instituição do direito ao voto feminino no Brasil. Nessa data, em 1930, o direito ao voto feminino foi instituído pelo então presidente Getúlio Vargas.

Na época, ainda havia muitas restrições para as mulheres votarem. Somente poderiam votar as mulheres casadas com autorização do marido e viúvas ou solteiras com renda própria. Somente em 1934 é que o voto feminino se tornou irrestrito estendendo-se a todas as mulheres maiores de 18 anos.

Mas você sabe como foi conquistado o direito ao voto feminino no Brasil ?

Tudo começou com a volta da bióloga Bertha Lutz de Paris, em 1919. Foi de lá que a cientista trouxe como ideal o voto feminino. Juntamente com a Maria Lacerda de Moura, Bertha fundou a Liga pela Emancipação da Mulher. O movimento gerou muita repercussão e rompeu a resistência ao voto de mulheres.

Quem foi Bertha Lutz?

Bertha Maria Júlia Lutz, nascida em 1894 em São Paulo, era filha do cientista Adolfo Lutz e da enfermeira inglesa Amy Fowler. A bióloga foi servidora pública em um tempo em que poucas mulheres tinham uma carreira como essa.

Bertha chegou a organizar o primeiro Congresso Feminista do Brasil. Além disso, representou as mulheres brasileiras na Assembleia Geral da Liga das Mulheres Eleitoras, nos EUA. Por fim, ajudou a fundar a Federação Brasileira pelo progresso Feminino, que tinha como uma das reinvindicações o voto feminino.

O Brasil foi um dos pioneiros da América Latina a instituir o voto para mulheres

Apesar de ter sido instituído em 1930, foi somente em 1932 que o direito ao voto feminino efetivamente entrou em vigor. Nesse sentido, muito devemos à pioneira Bertha Lutz!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin