Outubro Rosa: Conheça os 5 principais sintomas do câncer de mama

Nesse Outubro rosa, que tal falarmos sobre alguns sintomas do câncer de mama?

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres no mundo inteiro. Somente em 2020, foram estimados cerca de 2,3 milhões de casos novos no mundo. Isso representa, aproximadamente, 24,5% dos tumores diagnosticados nas mulheres.

No caso do Brasil, a estimativa é de cerca de 66 mil novos casos de câncer de mama para 2021. Isso significa um risco aproximado de 66 casos a cada 100 mil mulheres

E como identificar os sintomas do câncer de mama?

Nesse sentido, é importante que você esteja atenta principalmente a estes cinco sintomas:

  1. Nódulo fixo e, normalmente, indolor. Esse é o sintoma mais frequente e aparece em cerca de 90% dos casos em que esse tipo de câncer é detectado pela própria mulher.
  2. Pequenos nódulos nas axilas e/ou pescoço. Nesse sentido, os nódulos podem aparecer nas duas regiões ou em cada uma delas separadamente.
  3. Alterações no mamilo.
  4. Pele da mama avermelhada ou semelhante a uma casca de laranja.
  5. Líquido espontâneo saindo pelos mamilos.

Fatores de risco

A princípio, não existe uma causa única para o câncer de mama. Isso porque há uma série de fatores que se relacionam com o seu desenvolvimento nas mulheres. Entre eles, podemos citar o envelhecimento, o histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso, e vários outros.

Por isso, se você perceber algum desses sintomas, deve procurar um médico imediatamente para avaliá-los e obter o diagnóstico. Mesmo que você não tenha nenhum sintoma visível, é importante que tenha o hábito de sempre observar as suas mamas. Seja na hora do banho, ou quando estiver trocando de roupa, faça isso de forma frequente, sem técnica específica. Quanto antes você descobrir algo anormal, mais chances terá de tratar com sucesso o câncer de mama.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin