Planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo: quais os melhores investimentos para cada caso?

Para rentabilizar o patrimônio e alcançar a tão sonhada estabilidade financeira, é fundamental que seja feito um bom planejamento financeiro. Afinal, somente definindo objetivos claros para o dinheiro é que se pode investir de forma mais eficiente.

O planejamento financeiro deve contemplar os tipos de objetivos desejados e o tempo necessário para alcançá-los. Dependendo de seus projetos, o ideal é que seja feito um planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo. Quando você divide os objetivos em uma linha do tempo, fica mais fácil saber exatamente o que precisa para alcançá-los.

Planejamento financeiro para o curto prazo

A primeira coisa que você deve fazer em relação ao planejamento financeiro de curto prazo é saber que são necessárias algumas ações para formar a sua reserva de emergência. No presente artigo, nós falamos sobre a importância desses recursos.

O curto prazo abrange um período de até dois anos. Para este prazo, você pode incluir planos como a viagem das próximas férias com a família, a troca anual do seu carro ou qualquer outro gasto que terá nesse período de tempo. Mas, como regra geral, sugerimos que esses tipos de objetivos sejam planejados explicitamente e não acumulados na reserva financeira.

Entenda a reserva financeira como uma caixinha que você usa para se resguardar de situações surpresa, tais como despesas como uma janela do vizinho quebrada pela bola de seu filho. Também cabem nela as despesas típicas do dia-a-dia que você não teve tempo ou vontade de incluir detalhadamente no seu orçamento. Pode ser aquele café com as amigas do colégio ou uma excursão rápida no final de semana.

É importante entender que os investimentos de curto prazo não são os mais rentáveis do mercado. Isso porque quanto mais tempo você puder deixar o seu dinheiro aplicado, melhores serão as taxas que conseguirá para isso. Portanto, para o curto prazo, o mais importante é avaliar a relação entre rentabilidade e liquidez das aplicações. Nesse caso, os investimentos mais adequados seriam os CDBs, Tesouro Selic ou fundos DI.

Parece difícil, não se preocupe! É aqui que usamos a Inteligência Artificial a seu favor: nossos robôs de investimento escolhem uma combinação de ativos, com o melhor equilíbrio entre liquidez, segurança e rentabilidade, tirando dos seus ombros essa tarefa complicada de alocação entre os diversos ativos disponíveis no mercado.

Planejamento financeiro para o médio prazo

De forma geral, o planejamento financeiro para o médio prazo contempla um período entre dois e cinco anos. Projetos como o intercâmbio dos filhos ou a compra da casa própria, por exemplo, podem ser compreendidos nesse período. Ou seja, todas as situações que ocorrerão em um futuro nem tão distante, ou em um presente nem tão próximo podem constar neste grupo.

Quanto aos investimentos de médio prazo, já dá para pensar mais na rentabilidade, pois haverá mais tempo para ver o dinheiro render. Nesse sentido, CDBs de prazos mais longos, Tesouro IPCA, Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e do Agronegócio (LCAs) são algumas boas alternativas. Considere que os prazos de resgate e de retorno devem ser ponderados.

Adicionalmente, na medida certa, investimentos nos títulos do Tesouro, fundos e até ações podem participar do seu portfólio.
Mais uma vez, as clientes LadyBank aproveitam da tecnologia exclusiva dos nossos robôs de investimentos que sabem escolher o mix correto que melhor lhe atende. Consideramos todos os fluxo dos seus objetivos, como em casos de parcelamentos. E até se o pagamento for em outras moedas ou ajustado pela inflação a análise é realizada.

Planejamento financeiro para o longo prazo

Por fim, esse horizonte de tempo ,mais longo, abrange os projetos de aposentadoria, abertura de um negócio no futuro e a faculdade dos filhos, por exemplo. Nesse caso, o mais importante é escolher investimentos que proporcionem a melhor rentabilidade no longo prazo, mas que respeitem o seu perfil de investidor considerando a sua tolerância ao risco e a sua necessidade de liquidez.

Para quem está disposto a investir em renda variável, pode ser o momento de começar a formar uma carteira de ações com bons fundamentos. Outras opções, como fundos imobiliários, fundos de ações ou ativos internacionais também podem ser interessantes.

Porém, se você for mais conservadora e preferir a segurança da renda fixa, as LCIs e LCAs e o Tesouro Direto de prazos mais longos também são uma boa escolha. De qualquer forma, você será muito bem atendido pelos Robô Advisors da LadyBank. Comece já a investir e descubra a investidora que se encontra em você.

Siga o nosso blog e as redes sociais para continuar acompanhando conteúdos como esse!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin