Dia da Natureza: você conhece os investimentos sustentáveis?

Neste Dia da Natureza, que tal falarmos um pouco sobre os investimentos sustentáveis?

Conhecidos pela sigla ESG (Environmental, Social and Governance), os investimentos sustentáveis focam em empresas que adotam critérios ambientais, sociais e de governança em suas atividades. Dessa forma, procuram incentivar investidores a procurarem empresas socialmente responsáveis. Ou seja, comprometidas a promover mudanças positivas na sociedade.

Critérios ESG

Cada um dos critérios dos investimentos ESG abordam o seguinte:

Critérios ambientais

Os critérios ambientais tratam de como a empresa lida com os recursos naturais ao desempenhar as suas atividades. Por exemplo, como é feita a utilização de água e energia? A empresa realiza o tratamento de poluentes? De que forma ela faz o descarte de lixo? Será que ela respeita a política de emissão de CO2? E assim por diante.

Critérios sociais

Os critérios sociais estão ligados ao relacionamento da empresa com funcionários, fornecedores, clientes e todos os que possam ser impactados por suas ações.

Nesse sentido, são analisados aspectos como preocupação com o bem-estar profissional, adequada remuneração, segurança no trabalho e comprometimento com a sociedade de forma geral.

Critérios de governança

As práticas de governança dizem respeito a quesitos como ética, qualificação da gestão, transparência perante investidores e sociedade, promoção de diversidade, entre outros.

Vale a pena investir em empresas ESG?

Empresas engajadas com os critérios ESG possuem boa imagem no mercado. Dessa forma, tendem a atrair mais consumidores e investidores, o que contribui para a valorização de sua marca.

Além disso, uma empresa que respeita o meio ambiente e possui critérios de governança está menos exposta a perdas financeiras. Isso porque as chances de que sofram eventuais processos ambientais ou fraudes de gestão acabam sendo menores.

Para saber mais sobre temas como esse, acompanhe o blog da LadyBank, e fique sempre atualizada sobre o que acontece na economia e no mundo dos investimentos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin