Todos têm direito à informação

Todas as pessoas de qualquer gênero e idade têm o direito à informação relevante para participar da vida financeira de forma plena. O acesso universal a serviços financeiros básicos pode ser defendido como um direito fundamental de todo ser humano. Ter uma conta bancária, poder fazer poupança e saber usar os recursos oferecidos pelos bancos pode aumentar a inclusão financeira da população!

O acesso financeiro tem o potencial de gerar a autonomia individual e familiar. Nesse sentido, participar da vida financeira de forma ativa com conhecimento e informação disponíveis para gerir com as finanças pessoais, cria a possibilidade de ter um desenvolvimento econômico e social pleno e seguro.

A alfabetização financeira é uma habilidade essencial na vida econômica de hoje, especialmente para as pessoas mais vulneráveis. Mas não é o único aspecto a ser melhorado. É preciso que haja uma regulamentação jurídica mais ampla. Ou seja, que proteja os interesses de todos os cidadãos brasileiros de qualquer região, faixa etária e gênero. 

Direito à informação

Para aumentar o conhecimento sobre os seus direitos, procure sempre participar de discussões sobre os temas de economia e finanças. É muito importante que as pessoas se engajem, cada vez mais, nas conversas sobre dinheiro, investimentos, orçamento. Além disso, devem aprender sobre outros tópicos como crédito, planejamento financeiro,  etc.

Por isso, não se sinta constrangida, e procure compreender seus direitos como consumidora dos serviços financeiros. Para ter amplo acesso a todos os produtos e serviços oferecidos no mercado,  é preciso perguntar, participar de lives, webinars, cursos online, ou mesmo organizar rodadas de conversas entre amigas. Dessa forma, comece você mesma uma conversa com pessoas que tenham interesses similares. O importante é aprender e ficar de olho nas novidades. 

Para conhecer melhor seus direitos, leia sempre os termos de prestação de serviços que aparecem no fim da página inicial de qualquer banco digital. Eles explicam como os bancos atuam e quais os custos existentes, além de várias outras informações sobre as contas. Fique de olho nos preços dos serviços e compare com os outros bancos.

Gostou do conteúdo? Então, leia mais sobre Alfabetização Financeira em nosso blog e entenda sobre os impactos dos bancos digitais para mulheres.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin