Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Dia Mundial da Alfabetização

O Dia Mundial da Alfabetização foi instituído pela ONU, por meio da Unesco em 1966. A data tem por objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.

No artigo, “Alfabetização Financeira e Inclusão de Gênero” apresentamos o “Questionário Internacional Sobre Alfabetização Mundial” (2020) divulgado pela OECD (Organization for Economic Co-operation and Development). O Estudo mostrou que a atitude, o comportamento e o conhecimento financeiro impactam nas finanças pessoais.

Quanto maior os índices de alfabetização, maiores são as chances de termos uma vida financeira equilibrada e sustentável no futuro, pois aumenta a capacidade de fazer escolhas e tomar decisões financeiras bem informadas. Além de favorecer a gestão adequada das finanças, ajuda a poupar, a ter bons retornos nos investimentos, a obter crédito e a evitar juros.

A população de mulheres é o grupo com índices mais baixos de alfabetização financeira no Mundo e o déficit de conhecimento financeiro é mais presente nos países subdesenvolvidos.

Confira em nosso blog o artigo “A Urgência da Alfabetização Financeira das Mulheres”.