Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Dicas para selfie

Confira os cuidados ao realizar a foto da sua selfie.
A iluminação deve ser suficiente

O adequado é que a foto seja realizada em ambiente com luz intermediária, sem excesso de luz ou com pouca luz. 

Preste atenção às janelas e evite que a luz solar incida diretamente no seu rosto. Quando a Luz for insuficiente, use uma luminária de mesa para aumentar a luminosidade. Não direcione a luminária  diretamente para o seu rosto. A Selfie não pode apresentar reflexos.

Não utilizar o flash na Selfie

O brilho do flash pode criar o efeito “olhos vermelhos” dificultando o reconhecimento.

A foto não pode apresentar sombras em partes do rosto

A selfie não pode apresentar uma parte do rosto coberta por sombras. Para evitar o sombreamento, faça a luz incidir de forma igual no rosto todo.

Mantenha os olhos abertos e retire o cabelo de cima do rosto

Não deixe que o cabelo, ou outros acessórios, cubra os olhos ou qualquer outra parte do rosto.  Se tiver franja, faça com que ela vá para o lado e desobstrua os olhos. 

Na Selfie, você não pode estar com os olhos fechados.

A selfie deve ser na pose frontal 

Para a identificação correta faça a foto de frente, assim o sistema de biometria facial fará o reconhecimento da imagem do rosto mais rapidamente.  

Fundo para foto

Evite fundos com interferências. Não deve conter imagens ou objetos ao fundo. Centralize o rosto na Selfie nas posições vertical e horizontal. Não corte partes do rosto.

Evite usar óculos

Só faça a selfie usando óculos se os documentos de papel, como RG, Carteira de  Motorista, Passaporte, também apresentarem óculos. 

Óculos com aros grossos podem interferir no reconhecimento facial. 

Evite que o aro fique posicionado em cima dos olhos. 

Se utilizar óculos com lentes que escurecem de acordo com a iluminação ambiente, cuide para que as lentes não estejam muito escuras ou que haja reflexos nas lentes impedindo visualizar os olhos. 

Não use acessórios

Evite qualquer coisa que, em uma foto, coincida  com o contorno de seu rosto, alterando-o, como por exemplo: Chapéus, bonés, echarpes, brincos muito grandes.