CADA FINTECH É DIFERENTE

Fintechs são as empresas de tecnologia que trabalham com finanças. A maioria delas oferecem os mesmos serviços que os bancos tradicionais. No entanto, cada fintech é diferente, e diferença está em como elas criam os serviços.

Em geral, o foco em tecnologia de uma fintech traz a vantagem de oferecerem serviços mais fáceis de usar, mais completos, menos burocráticos e mais baratos para o consumidor. Como operam em plataformas digitais, são mais abrangentes do que os bancos tradicionais. Ou seja, conseguem atender a um número maior de localidades.

Mudanças trazidas pelas fintechs

As fintechs trouxeram mudanças na forma de prestar o serviço financeiro, investiram em tecnologia de ponta e criaram novos produtos. Muitas fintechs são “startups” e os problemas que resolvem ainda não haviam sido tratados por outras empresas.

O Brasil é um dos países onde o número de fintechs mais cresceu e o Banco Central teve um papel fundamental na expansão do número de fintechs, nos últimos 5 anos, pois vem estimulando a abertura do mercado financeiro para a implementação e regulamentação das novas fintechs, com o objetivo de popularizar as finanças.

No grupo das fintechs, existem mais de setenta delas que oferecem empréstimos de forma simples com pequenas taxas de gestão e que se especializaram na distribuição de recursos para o produtor rural, para pequenos empreendedores e para outros nichos de público.

O Setor não para de crescer! Enquanto a economia sofreu bastante com a Pandemia, o número de fintechs aumentou quase 30%, em 2020, e já conta com aproximadamente 800 empresas.

O maior grupo são as Fintechs chamadas de “Meio de Pagamentos”. Elas facilitam pagamentos, transferências e ajudam outras empresas a manterem ativos os seus fluxos de caixa. O segundo grupo mais importante é o das fintechs de “Gestão Financeira”. Em sua maioria, elas buscam facilitar a vida financeira das pessoas.

Conheça a LadyBank!

A LadyBank nasceu como uma startup que tem como propósito a inclusão financeira de gênero. Seu foco é o público feminino. Somos uma fintech que incentiva a inclusão de mulheres nos serviços bancários e financeiros. Por isso, oferecemos contas a baixo custo, educação financeira e investimentos temáticos.

Caminhamos unidas por um bem comum! Funcionamos em um ecossistema aberto que inclui outras fintechs, associações de mulheres e grupos relacionados, sempre com o objetivo de apoiar a autonomia das mulheres!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin