Treinando Líderes Financeiros desde a Infância

Sem dúvida, a maior riqueza neste mundo são os filhos. Por isso, nossas crianças não têm preço e gostamos de agradá-las e oferecer-lhes o que há de melhor neste mundo. E uma das melhores coisas que podemos fazer por elas é treiná-las para serem líderes financeiros desde cedo.

Nesse sentido, nossos filhos merecem receber bons conselhos sobre como ter uma vida financeira saudável. Dessa forma, aprenderão a poupar e a planejar o seu futuro financeiro.

E como tornar nossos filhos verdadeiros líderes financeiros?

Queremos para os nossos filhos uma relação saudável com o dinheiro. Para isso, precisamos compreender a grande influência que exercemos na alfabetização financeira e digital de nossos pequenos tesouros.

Com as mães, as crianças, em geral, aprendem sobre economia doméstica. Ou seja, como usar o dinheiro nas compras diárias, os preços dos produtos, o que podem consumir, e assim por diante.

Já com os pais, o assunto é um pouco diferente. Isso porque, com eles, os filhos aprendem sobre contas a pagar, formas de poupar ou como adquirir patrimônio, como carros e imóveis, por exemplo. Assim, sem que percebamos, nossos pais, mães e familiares nos ensinam sobre hábitos e valores financeiros e de consumo, diariamente.

Para as crianças e jovens, os adultos são considerados pessoas que devem seguir e com quem devem aprender. Por isso, eles aprendem mesmo quando não estamos os ensinando diretamente. Ou seja, aprendem também por meio de nosso exemplo.

A maneira como lidamos com o nosso próprio dinheiro cria um padrão similar em nossos filhos. Nesse sentido, se os adultos são consumidores compulsivos e têm dificuldades de ter limites ao consumir, se não buscam praticar um consumo sustentável, vão criar filhos com dificuldades de autocontrole de suas finanças pessoais. Dessa forma, será muito difícil tornar as crianças líderes financeiros.

Por isso, devemos prestar muita atenção na nossa própria relação com o dinheiro. Por exemplo, é importante conversarmos com os filhos sobre dinheiro e consumo para ensinar-lhes estratégias básicas de planejamento financeiro.

A educação financeira tem que fazer sentido para a criança e para os adolescentes. Por isso, de nada adianta o blá, blá, blá do ”é preciso poupar para o futuro” se os pais não dão o exemplo! Se nós não criarmos na família uma cultura da reserva financeira, nossos filhos também vão ter dificuldades de guardar para as necessidades futuras.

Por outro lado, se os adultos estão sempre gastando mais do que ganham ou se endividando, as coisas ficam complicadas. Isso porque as crianças não terão um modelo de finanças sustentável para seguir.

Como podemos mudar esta realidade?

Primeiramente, não adianta ficar palestrando sobre finanças de forma vaga. É preciso atitude! Isso significa manter um diálogo contínuo ao longo de suas vidas e mostrar com ações como os filhos devem agir, quando se trata de dinheiro, é a melhor forma de educar os filhos financeiramente.

Para ensinar as crianças a serem líderes financeiros, você pode usar os interesses dos pequenos para introduzir conceitos como juros, taxas, proporcionalidade, julgamento financeiro e até mesmo ensinar-lhes a usar a intuição. Outra forma de ensiná-los é indicar estratégias para conter o desejo pelo consumo desenfreado. Aconselhe-os sempre a consumir apenas o necessário. Projetar expectativas de consumo planejado pode ajudar.

Procure encontrar os interesses de seus filhos para introduzir o assunto poupança e planejamento financeiro. Se ele quer comprar um computador como o do coleguinha, estabeleça uma mesada e faça um planejamento considerando quanto dinheiro ele deve poupar e, por quanto tempo, para conseguir adquirir este bem.

Mostre a eles bons exemplos de que aprender sobre finanças é algo útil e interessante, continue aprendendo novos conceitos de finanças e vá lentamente tornando o tema familiar para elas e eles.

Ensinar aos filhos sobre a importância de ter uma boa postura acerca do consumo e do dinheiro corresponde a um modelo de educação moderno que gera maior segurança para eles no futuro.

Discutir socialmente sobre a importância de ter o tema educação financeira entre as disciplinas escolares, também é uma boa forma de motivar as escolas a adotarem o tema. Nesse sentido, as aulas de finanças já compõem a grade curricular de algumas escolas brasileiras. Essas escolas juntam as aulas de matemática a conceitos financeiros básicos como orçamento, pontuação de crédito, taxas de proporção, juros simples e compostos.

Falar sobre dinheiro é uma forma de educar financeiramente os filhos

Falar sobre dinheiro, também pode ser uma forma de ensinar sobre solidariedade, sororidade, generosidade, preservação do meio ambiente, desenvolvimento socioambiental, igualdade e equidade de gênero.

Dessa forma, os pais não devem tardar ou relutar em falar sobre dinheiro com os filhos e aqueles que sentem que não sabem o suficiente para ensinar, podem dar bom exemplo aos filhos, aprendendo junto com eles.

Nós da LadyBank acreditamos que o ciclo do analfabetismo financeiro só será interrompido com a ajuda diária dos pais no ensino de comportamentos financeiros sustentáveis. Ensine a seus filhos bons hábitos financeiros desde a tenra idade, e sempre que puder, pois assim, ele irá desenvolver as habilidades necessárias para exercer uma vida financeira saudável.

Mesmo que você não saiba por onde começar, e não tenha um bom plano de como ensinar finanças aos seus filhos, você poderá começar agora, a aprender junto com eles. Convide-os para uma jornada de parceria na educação financeira e lembre-se: Cada criança é única e aprende segundo o seu próprio ritmo, por isso, não é bom ficar comparando o desenvolvimento da aprendizagem de um filho com outras crianças, mesmo que sejam irmãos. Isso irá desmotivá-los, caso não se sintam valorizados pelo que aprendem e poderá criar um comportamento de evitar, quando a criança foge de falar de certos assuntos.

Os pais têm boa intuição sobre como educar financeiramente os filhos. No entanto, é importante poder contar com a parceria da escola e de empresas para essa missão. Dessa forma, os pequenos poderão aprender sobre finanças de forma mais simples, e logo cedo!

Leia também: Organizando as Finanças: o que devemos fazer e evitar! – blog da LadyBank

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin